Nossos serviços em auditoria, com orçamentos realistas, podem ser contratados por qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. Contamos com uma equipe multidisciplinar de especialistas, com as qualificações técnicas necessárias e aderentes ao exercício da profissão. São profissionais que, além de anos de experiência como auditores nas grandes firmas de auditoria, nacionais e internacionais, nos diversos segmentos de mercado, também já atuaram como gestores em empresas de pequeno, médio e grande porte. Isto representa a prática exercida e a responsabilidade de conduzir processos de auditoria dentro das empresas.

A nossa dedicação em conhecer e compreender cada segmento empresarial tem nos permitido prestar serviços de auditoria orientados pelos padrões rigorosos de ética, independência e credibilidade. Esses serviços são aplicados sobre as informações geradas pelas empresas contratantes, que visam maior assertividade sobre as informações usadas na tomada de decisões. Confira abaixo alguns exemplos de serviços:

Auditoria das demonstrações contábeis com a emissão de parecer

Esse serviço oferece maior credibilidade às demonstrações contábeis de sua empresa. Caso sejam detectadas situações de erros, fraudes ou fraquezas nos controles internos informaremos prontamente à administração da entidade.

Serviços de procedimentos pré acordados

São aplicados determinados procedimentos, pré-acordados com a administração das empresas, para atender propósitos específicos, com a consequente emissão de um relatório com as descobertas de fatos constatados.

Revisão limitada das demonstrações contábeis

Obtenção de informações e entendimento dos critérios adotados na elaboração das demonstrações contábeis, na aplicação de procedimentos de revisão analítica dos dados financeiros, revisão das conciliações dos saldos das principais contas do balanço patrimonial, com a finalidade de avaliar se os critérios contábeis estão de acordo com as práticas contábeis aplicáveis.

Assessoria na aquisição de empresas - Due Diligence

Serviços em apoio às operações de aquisição ou venda de participações societárias. Podem ser contratados tanto pelo comprador como pelo vendedor da participação societária, com o objetivo de avaliar o negócio, aconselhar e aumentar o grau de transparência para ambas as partes na operação a ser realizada.

Laudo de avaliação para fusão, cisão e incorporação

- O laudo a valor contábil compreende o patrimônio líquido contábil ou acervo líquido contábil formado por determinados ativos e passivos especificamente selecionados pela administração da entidade solicitante do laudo de avaliação.

- O laudo de avaliação econômico-financeiro objetiva ao levantamento do valor do negócio de uma entidade e não especificamente de seus ativos e passivos.

- O laudo de avaliação a valor contábil ajustado a valores justos consiste inicialmente na apuração do acervo líquido contábil da entidade, segundo as práticas contábeis aplicáveis e, posteriormente, no seu ajuste decorrente da avaliação de seus ativos e passivos a valor de mercado. Trata-se de uma prática adotada a partir da convergência às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS, pois em determinadas operações de aquisição, incorporação, cisão e fusão de entidades, a entidade adquirida, incorporada, cindida ou fusionada deverá ter seu acervo líquido avaliado ao valor justo.

Auditoria de tiragem de jornais e periódicos

Inventário físico da quantidade de exemplares emitidos de determinada edição de jornal ou revista.

Auditoria de sorteios e premiações

Atesta a adequação dos procedimentos adotados nos processos de sorteios e premiações, com o objetivo de averiguar sua independência e integridade. A análise dos controles internos e dos sistemas utilizados nos processos de sorteios e premiações é essencial em trabalhos de auditoria dessa natureza.

Auditoria de projetos especiais

Para fins de atendimento de prerrogativas de projetos especiais financiados pelo BNDES, BID, BIRD, IFC, EXIMBANK e outros órgãos de fomento, nacionais e internacionais.

Auditoria interna

Visa identificar riscos e avaliar a estrutura, eficácia e eficiência de seus controles internos, de forma a ter um adequado gerenciamento de seus riscos e boa prática da governança corporativa.

Assessoria para adequação da contabilidade às novas práticas contábeis

As práticas contábeis adotadas no Brasil foram atualizadas tendo em vista sua convergência às práticas contábeis internacionais – IFRS. Esses serviços consistem no diagnóstico das atuais práticas contábeis adotadas por uma entidade e na identificação das adaptações necessárias para adequação às novas práticas, conforme estabelecidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC e Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Tradução e conversão de demonstrações contábeis às normas internacionais (IFRS)

Esses serviços são desenvolvidos em conjunto com os profissionais da entidade e consiste, inicialmente, na identificação das diferenças existentes entre as práticas contábeis adotadas pela entidade e as práticas contábeis às quais se deseja a conversão (IFRS). Posteriormente, são efetuados os cálculos dos ajustes necessários e sua contabilização. Na fase final é efetuada a conversão das demonstrações contábeis para a nova moeda de apresentação, bem como a tradução para o idioma desejado.

Análise de riscos e processos

Mapeamos os riscos, levantamos os processos operacionais, gerenciais e controles internos chaves existentes na Empresa. Posteriormente realizamos testes de aderência aos processos levantados e controles internos identificados. O objetivo principal é orientar a empresa sobre as adequações necessárias para que se tenha máxima eficiência e baixo risco de ocorrência e erros ou fraudes.

Perícias Judiciais e Extra Judiciais

Em caso de dúvidas no julgamento de uma matéria envolvendo duas partes com interesses em assuntos financeiro, tributário, previdenciário e trabalhista, via de regra terá a necessidade de uma perícia. Os trabalhos de perícia atendem a diversos aspectos, entretanto citamos os seguintes cunhos: a) Demonstrativos (trata de demonstrar a veracidade ou não dos fatos); b) Discriminatórios (colabora de forma justa com a clarificação dos pontos duvidosos, para ambos os lados) e c) Comprobatórias (trata da comprovação das manifestações sobre os objetos da perícia, por exemplo, causas que provocam perdas e danos, erros, fraudes, desvios indenizações e etc.).

Trabalhamos fortemente com Laudos e Pareceres focados na matéria discutida, provenientes das discussões em Juízo e Tribunais Arbitrais.

Auditoria ou revisão de relatórios de sustentabilidade

Na prática, você sabe quanto sua empresa é sustentável? Quais impactos positivos e ou negativos sua empresa causa ao ambiente que está inserida? Quais são as dimensões (econômica, social e ambiental) que melhor sua empresa tem mensurações?

Desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment (UNCHE), em junho de 1972, em Estocolmo, primeiro encontro mundial que teve como objetivo único discutir o assunto sobre os impactos ao meio ambiente e no Brasil, a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro, tem se discutido mais os aspectos e a aplicabilidade da sustentabilidade.

Cada vez mais os consumidores de produtos e serviços querem saber de quem está comprando. Isso impulsiona as empresas para adotar uma postura transparente perante a sociedade e o governo. A empresa precisa pensar e agir de forma sustentável e nesse quesito a TG&C pode contribuir fortemente, com processos de auditoria e emissão de relatórios dentro dos padrões éticos da sustentabilidade, demonstrando claramente como é gerada a riqueza dentro das empresas. Mais importante que a demonstração de como é gasto o dinheiro dentro das empresas é demonstrar como esse dinheiro foi ganho.

Compartilhe esse conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn