Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP e Bacharel em Economia e em Contabilidade pela FEA-USP. Membro do Comitê Nacional de Normas Técnicas do Ibracon, instituto do qual é representante no Fórum de Discussões com a Comissão de Valores Mobiliários e diretor da 5ª Seção Regional. Professor de cursos de graduação em Contabilidade e de pós-graduação – MBA. Defendeu sua dissertação de mestrado na FEA-USP com uma análise crítica nas normas brasileiras e internacionais que versam sobre a obrigatoriedade de estabelecimento de controles internos em entidades reguladas. Sua carreira profissional foi desenvolvida, por 25 anos, como auditor independente na PWC, BDO Trevisan e Grant Thornton. Na BDO Trevisan e na Grant Thornton atuou durante seis anos como sócio-diretor responsável pelas atividades de auditoria, treinamento, controle de qualidade e metodologia. Ao longo de sua carreira, atendeu empresas de diferentes portes e segmentos, como indústrias, prestadoras de serviços, entidades sem fins lucrativos, educacionais, de publicidade e propaganda e instituições financeiras.

Mestra em Contabilidade pela FECAP. MBA em Gestão Empresarial. Bacharel em Ciências Contábeis. Professora universitária das disciplinas de Contabilidade de Custos e Análise de Custos, Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Empresarial, Intermediária, Avançada, Gerencial, Tributária (Tributos Diretos), Gestão Tributária. Membro do Ibracon Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Sua carreira profissional foi desenvolvida em pequenas, médias e grandes empresas, dentro das diversas áreas administrativas e financeiras, com ênfase em contabilidade, tributos, custos, processos operacionais e sistêmicos e em qualidade. Gestora da implantação de custos ABC na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialista em Business Process Outsourcing (BPO), com vivência prática ao longo dos últimos 16 anos em empresas nacionais e internacionais de diversos segmentos e tamanhos. Participa de Conselhos Fiscais de expressivas empresas. Também atua como Coaching profissional e Palestrante. É Pesquisadora, Avaliadora de Trabalhos Científicos. Autora dos livros SPED sem Armadilhas e Análise da percepção de gestores sobre BPO de serviços financeiros, de artigos científicos com participação em Congressos no Brasil e na Europa e de diversos artigos publicados em jornais e revistas de grande circulação.

CV: http://lattes.cnpq.br/6360305814120656

Mestre em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Pós-Graduação em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP. MBA em Gestão Empresarial. Especialização em Controladoria e Especialização em Finanças pela FECAP. Possui graduação em Administração e em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor universitário das disciplinas de Contabilidade de Custos e Análise de Custos, Teoria da Contabilidade, Contabilidade Tributária, Estruturação das Demonstrações Contábeis, Planejamento Financeiro e Orçamentário. Especialista em Business Process Outsourcing (BPO), com vivência prática ao longo dos últimos 20 anos em empresas nacionais e internacionais de diversos segmentos e tamanhos. Possui experiência profissional nas áreas administrativa e financeira com ênfase em controladoria, contabilidade e tributos. Também atua como palestrante. Autor de artigos científicos com participação em Congressos no Brasil e de diversos artigos publicados em jornais e revistas de grande circulação.

CV: http://lattes.cnpq.br/9351575224802821

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID.  MBA em Gestão de Negócios. Experiência profissional com mais de 15 anos em Auditoria. Auditou empresas nacionais e internacionais. É especializado em instituições financeiras, entidades fechadas de previdência complementar e entidades do terceiro setor. Conhecimento técnico de legislação pertinente a CFC, CVM, Bacen, ANS, Previc, Susep e crime sobre lavagem de dinheiro, bem como conhecimento atualizado sobre as normas nacionais e internacionais de auditoria e contabilidade em IFRS e USGAAP. Na KPMG e Grant Thornton atuou com gerenciamento de projetos voltados para emissão de relatórios de auditoria das demonstrações financeiras em BRGAAP, IFRS, USGAAP, bem como revisão limitada, due diligence e procedimentos previamente acordados (Agreed-upon procedures). Coordenação de equipes e desenvolvimento de atividades comerciais. Coautor do livro Guia das Demonstrações Contábeis BDO Trevisan 2007/2008. Membro do Grupo Técnico de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (GT 3 – Previdências) do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON.

Compartilhe esse conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn